O projeto OHANA SURFSUN CARE surgiu com o intuito de minimizar os riscos à saúde dos animais que vivem no mar e os danos na praia causados pela ação homem. Bem como, reduzir os ricos à saúde humana.
Um dos maiores comprometimento da ElloSun é o cuidado e prevenção ao meio ambiente. Acreditamos que não podemos só falar sobre esse tema, mas, agir e fazer alguma coisa, por mais mínima que ela seja.
Fazer algo pequeno é melhor do que não fazer nada, por isso, uma vez a cada semestre, juntaremos toda equipe ElloSun, faremos um mapeamento das praias no nosso litoral sul baiano e juntamente com amigos do surf iremos retirar os lixos que ficam na praia, a fim de evitar que eles voltem ao mar causando mortes aos animais e poluição desse habitat.
Nesses locais faremos momentos de conscientização aos banhistas para que eles entendam a importância de guardar seu lixo e não jogá-lo nas praias mundo a fora, tornando esse ato um ciclo vicioso.
E para quem acha que essa ação se preocupa apenas com a natureza, se engana. Proteger o meio ambiente e os animais que nele vive é também proteger os seres humanos. É onde moramos. É onde nos alimentamos.
Não adianta falar de sustentabilidade e proteção a natureza se ficarmos só olhando esses atos de agressão acontecer. Por isso que a ElloSun, arregaça as mangas e coloca a mão no lixo em prol da nossa verdade e idealização de mundo melhor.
POLUIÇÃO DOS OCEANOS
A poluição ambiental é o resultado da ação do homem capaz de causar danos ao meio ambiente. Introduzir na natureza substância nocivas à saúde humana, aos animais e ao próprio ambiente altera a forma significativa de equilíbrio dos ecossistemas.
Proteger e conservar o oceano são questões de sobrevivência no planeta, já que estamos falando daquele que produz grande parte do oxigênio que respiramos, daquele que influência diretamente no clima, nas condições meteorológicas e na estabilização da temperatura. Estamos falando da casa de diversas espécies responsáveis pela saúde dos mares e do equilíbrio da Terra.
No Brasil, a poluição é enquadrada como crime, através da Lei n.º 6.938/81 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o qual se ocupa da Política Nacional do Meio Ambiente.
A poluição do oceano pode acarretar em vários problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Como por exemplo; problemas intestinais, neurológicos, câncer e alergias. Além da morte de animais e plantas.
Estimativas revelam que cerca de 14 bilhões de toneladas de lixo são acumuladas nos oceanos todos os anos. Cerca de 8,8 milhões de toneladas são apenas de plástico que acabam nos oceanos do planeta.
Ou seja, estamos falando apenas do lixo bruto que normalmente é mais fácil de visualizar e de ser retirado das praias. Não estamos falando do esgoto que é despejado nos rios e que acabam chegando ao mar, dos produtos químicos das indústrias, dos vazamentos de óleo, dos metais pesados, das substâncias organocloradas e afins.
Você pode até está se questionando que alguns desses prejuízos se devem a questões de evolução mundial, como o aumento da população e indústria, e, consequentemente, de sobrevivência da humanidade, que estas situações fogem quase que totalmente do controle das mãos do homem. E, em partes isso é verdade, mas, nem todo mal é necessário; e o pior dele é a ignorância. Ninguém precisa ser doutor para saber que não se deve jogar lixo no chão, seja qual ambiente for, na rua, na praia, é uma questão empírica. E o quanto antes entendermos essa verdade menos dolorosa e mais regenerativa ela será – se é que isso é possível no nível que já estamos, mas como dizem, nunca duvide, sempre pode piorar ou melhorar – e é visando esse ponto de regressão que entendemos que algo – da nossa parte – deveria ser feito.